margaridas

margaridas

SER VERTICAL

Ser antes de tudo

o que se quer.

Não parecer o que se não é.

Ser afinal cada qual

quem é.

Ser sempre o que se deve ser.

Vertical.

Inteiro.

De pé.

Maria Emília Costa Moreira

Seguidores

sábado, 21 de junho de 2014

RECORDANDO UM AMIGO!



(pastel óleo, ecoline e tinta da china s/ papel 32x 46)


Hoje, vou prestar uma singela homenagem ao médico que me acompanhou durante muitos e longos anos e que, estando eu com uma profunda depressão, me “forçou” a ir para a pintura, como forma de terapia.
Na altura, tendo perdido a capacidade de concentração e de memorização, a leitura e a escrita foram postas de parte.
Assim, o que começou quase como um passatempo tornou-se uma “obsessão” à qual me dediquei de corpo e alma e fui aprendendo e produzindo como uma louca.
Nunca imaginei organizar e participar em exposições de pintura e até receber algumas distinções nesta área!
Sempre gostei do desenho e de pintura figurativa. Mas como me aborrecia de fazer sempre o mesmo, aprendi a trabalhar com colagens e a fazer pintura abstrata.
Nem imaginam o prazer que me deu e como me fez “voar”!
Há pessoas que perante um trabalho deste género me interrogam com ar de “gozo”: - Mas afinal o que é isto? O que significa?!
- Nada em concreto! Ou muita coisa! Dependendo dos olhos e da sensibilidade de cada um…
A mim permitiu-me esquecer os momentos dificílimos que vivia, tentando recuperar da perda de um ente querido e da minha própria doença.
O doutor A. S. de L. já faleceu e deixou-me uma grande saudade.
Foram muitos e longos anos em consultas de mais ou menos duas horas, onde falávamos de tantas coisas…onde deixava correr as lágrimas de dor e revolta e ele escutava em silêncio, respeitosamente, e me aconselhava com uma infinita paciência…
Jamais o esquecerei! A minha eterna gratidão!
…E que falta me vai fazer na próxima” batalha” que terei de travar!

  Maria Emília

40 comentários:

  1. J'ai toujours eu un grand respect pour toi et ton travail, Maria Emilia, et je ne savais pas tout cela.
    Merci pour ce billet très personnel, ce n'est pas évident de se livrer ainsi aux autres alors que tu le fais déjà très bien à travers tes tableaux et tes poèmes.
    Mon respect et mon admiration pour toi s'en trouvent désormais renforcés.
    Continue et sois forte ! je t'embrasse

    ResponderEliminar
  2. Homenagem linda e justa forma de reconhecimento ao teu médico que t "forçou" a iniciar a pintar. Olha só no que deu: lindas telas como essa! beijos,tudo de bom,chivca

    ResponderEliminar
  3. Grande visão a desse Amigo, médico, Maria Emília ! ... Qualquer outro receitaria "montes" de antidepressivos e outros que tais !
    Uma excelente lição de medicina para os seus colegas que possam ter conhecimento deste facto !
    .

    ResponderEliminar
  4. Um texto magnífico de verdade onde a sensibilidade humana de um médico aliada ao espírito tenaz de uma paciente ...um relato sobretudo de amor e solidariedade que permitiu trazê-la à tona e produzir trabalhos tão belos de cores vibrantes de natureza reflexiva, além do retorno à beleza da vida com poesias lindas. Merecida homenagem! Parabéns! A luta na vida e pela vida sempre continua.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Um médico de visão minha querida. Despertou em ti a arte adormecida e pujante que gritava para sair. A tua pintura é soberta e a tua homenagem é comovente.
    Que as trilhas do seu caminho sejam repletas de flores, saúde, paz, amor e muito carinho. Que os pássaros cantem lindas canções em sua janela e que o seu dia seja multicolorido por infinitas gotículas de felicidade. Que o sussurrar do vento te leve um beijo carinhoso e eterno e me deixe em seus pensamentos para que a distância não apague em ti minha existência.
    Beijos no coração e afagos na alma

    ResponderEliminar
  6. Um médico com psicologia que lia fundo a alma dos seus pacientes.

    Um médico em extinção!

    Comovi-me com a tua homenagem!
    Força para a "batalha" que irás VENCER!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. A great doctor, able to look in your mind, he was ever what you wanted. And the painting, it gorgeous.

    ResponderEliminar
  8. Felizmente temos médicos que escolheram esta profissão por vocação e esses distinguem-se dos outros principalmente porque sabem escutar o paciente. Quando vou a uma consulta e encontro um médico que nem para mim olha, Emília, nunca mais lá volto. Fico muito feliz que ele te tenha ajudado e que encontres outro assim para as próximas batalhas que terás de enfrentar. Com certeza, amiga que vais encontrar e, se não for na primeira vez, não desistas e procura até encontrares outro com toda esta humanidade. Parabéns amiga pelas pinturas e belos poemas. O sofrimento nunca é bom, mas quando aparece há sempre uma oportunidade de descobrirmoas em nós coisas que estavam escondidas bem lá no fundo.Uma boa semana e um beijinho de grande amizade.
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Fazes bem em homenagear quem te ajudou a voar...e eu sei por mim mesma quanto é importante a psicoterapia!

    Abraço fraterno para ti e paz para esse teu médico e amigo.

    ResponderEliminar
  10. Linda e carinhosa e emocionante homenagem para esse profissional que tanto ajudou!
    Uma linda semana!
    Beijos
    Amara

    ResponderEliminar
  11. Que linda arte Maria! É claro que isso é dom. Mas que bom que foi tão bem estimulado pelo teu médico amigo'! E que maravilha poder chamar um médico de amigo, nao?.! Raríssimo...
    Belíssma e justa a tua homenagem e parabéns pelo lindo trabalho!

    Grata pela carinhosa visita.

    Abraços do Brasil!

    ResponderEliminar
  12. Olá, Emília!

    Caso para dizer que em boa hora esse misto de médico e amigo prescreveu a pintura como forma de terapia.Com efeitos colaterais benignos... e fonte de prazer para todos os que por aqui passam.

    Como em tudo na vida, gosta-se porque se gosta, sem necessidade de para isso ter que encontrar elaboradas explicações.E aqui, neste espaço, é muito fácil gostar do que se vê, bastando para isso que nos deixemos ser levados pelos sentidos...

    Linda homenagem, em forma de recordação.E coragem para a próxima batalha!

    Com um abraço
    Vitor

    ResponderEliminar
  13. Grande Mulher!...
    O que nos chega de menos favorável, não nos chegará por acaso. Há sempre uma "determinação" para despertar os "talentos" que nos foram entregues para fazermos render. Nada melhor que um tropeço para que a atenção seja despertada para o descobrir quem e o que somos.
    Prestas uma justa Homenagem ao "teu" médico/guia. É sempre pouco para o que se recebe, mas acredita que o que interessa é a intenção.
    Presto-te (eu) a minha Homenagem pela coragem que te levou, (não apenas a desvendar uma situação íntima) a produzir o trabalho magnífico que encima este Post.
    O "ar de gozo" das perguntas que te (nos) fazem, desdenham o seu próprio entendimento ou nem sequer o podem ter.
    Uma obra (qualquer Obra) não tem de ser coincidente com os parâmetros que levaram á sua construção; cada um "vê" de acordo com a sua própria sensibilidade. Questionar isso é de muito mau gosto, conhecimento e educação.
    Fico sensibilizado contigo, Amiga.


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  14. Olá, Maria Emília
    Há pessoas que têm um dom especial que lhes permite, não só ouvir mas também apoiar, aconselhar e transmitir força a quem disso necessita. Era assim esse médico que a aconselhou, em boa hora, a dedicar-se à pintura. Muito justa a homenagem que lhe presta!
    Como resultado, para além do benefício da sua saúde, também nós, os seus leitores/visitantes beneficiamos com as telas que nos tem mostrado.
    Eu penso que, em relação à pintura, acontece o mesmo que se passa com a poesia - gosta-se porque se gosta, muitas vezes sem se saber bem porquê... Agrada aos sentidos, e isso nos basta para apreciarmos.

    Para a próxima batalha vai arranjar forças, sim! Siga o meu conselho - apoie-se nos amigos, que são tão importantes na vida.

    Votos de óptima semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga!
    Uma linda e merecida homenagem a esse excelente profissional, seu médico/amigo, um ser humano muito especial, que certamente ficará eternizado na memória e no coração de muitos. Emocionante seu relato, tocou-me profundamente. Desejo-lhe muita força, coragem, e o auxílio do Alto, sempre!
    Belíssima pintura abstrata! Um encanto sua arte!
    Beijo carinhoso e paz no seu coração.

    ResponderEliminar
  16. Olá Maria Emília, uma linda e sentida homenagem ao seu médico!
    Imagino a saudade que tem desse ser humano maravilhoso que a ajudou e a incentivou nessa arte tão bela que desenvolve de forma tão especial!
    Adoro pintura abstracta! Penso que permite que se extravasem sentimentos que de uma outra forma seria difícil!
    Fica esse legado maravilhoso de poder continuar a perpetuá-lo nas maravilhosas obras que concebe!
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderEliminar
  17. Querida Maria Emilia,que homenagem mais bonita ao seu médico! Tem pessoas que nascem com um dom! Pena ele já ter falecido! Linda sua pintura e a arte é assim: não é pra ser entendida,mas sentida com o coração! bjs,

    ResponderEliminar
  18. Desejo-vos uma boa noitada de S. João! Gozem também por mim...já que eu estou de" quarentena" ,o meu pé esq. recusa-se a melhora!!!
    Obrigada pelas vossas palavras e pela amizade. Voltem sempre!

    ResponderEliminar
  19. Mª Emília, querida amiga,
    se não soubesse o que são depressões ia atrever-me (estupidamente!) a dizer bendita depressão. Mas digo antes, bendito médico.
    Tal como a poesia, nem toda é para ser compreendida porque as palavras estão para além delas próprias. Uma coisa eu sei. Sempre gostei da sua pintura não só pelo que "leio" mas pelo que vejo nas suas cores,. O interessante é que elas são a sua fuga para a alegria tal a vivacidade desse colorido. Não me admira NADA que tenha premios. Não uma pintura normal. É linda e ótima. Gostava de ter este dom, mas não o tenho de todo. E este quadro é belo!!
    Obrigada pela suas palavras. Parabéns pela grande artista que é tanto na pintura como na poesia.
    Omeu abraço e as melhoras

    ResponderEliminar
  20. Maria Emília, não pense na próxima batalha...pense que você já venceu todas, agora não há mais nenhuma.
    Linda homenagem ao médico.
    Parabéns pela pintura.
    beijos!

    ResponderEliminar
  21. Uma pintura bonita! Eu amo essa beleza, arte pura! Sim, uma grande terapia! Abrazos!

    ResponderEliminar
  22. Magnífica homenagem, Maria Emilia!! Quanta gratidão! É difícil um médico assim, tão dedicado, tão cúmplice da sua dor. E que abstrato lindo! Abstrato não precisa de explicações, tem de conter o que o artista quer colocar para fora: alegria, tristeza, inconformismo, gratidão... os traços são seus!
    Parabéns mil vezes, e pra frente, amiga, a vida está junto com você.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  23. Olá, Bom dia,Maria Emilia
    sim, belíssima homenagem...estou certo de que o Doutor A. S. de L. está tendo o merecido descanso, ainda que permaneça para sempre encantadoramente vivo em sua lembrança. Muito linda a sua gratidão ao relembrar a gentil e inolvidável imagem que ficou e do ser humano maravilhoso que a ajudou e a incentivou nessa arte tão bela, que tal como todos os artistas que trabalham muito com conceitos, intuições e sentimentos é provocadora, nas pessoas, de uma série de interpretações. E é isso que acho divino e mágico , uma única obra sua pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas.Parabéns pelo dom!
    Sim,fique tranquila, Vai dar tudo certo! Fique bem , cuide se bem,Deus te Abençoe!
    Obrigado pelo carinho,belos dias,beijos!

    ResponderEliminar
  24. Une belle peinture et un bel hommage.
    Merci pour ta visite et tes gentils mots, chère Maria Emilia.
    Gros bisous de France. ♥

    ResponderEliminar
  25. Gostei da bonita homenagem ao seu médico. Há pessoas que passam na nossa vida e deixam uma marca indelével...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  26. Me guata tu pintura maría Emilia, sea figurativa o abstracta, lo importante es pintar aquello que te inspira el momento.
    Siempre hay alguna persona en nuestro camino a la que le debemos parte de nuestra vida .
    Tu médico, seguro, que sabía lo que había significado para ti.
    Bonito homenaje

    Abraçades

    ResponderEliminar
  27. Para todas/os quantos pacientemente me visitam e comentam , o meu grande abraço. Obrigada pelo carinho.
    Beijos e bom resto de semana!

    ResponderEliminar
  28. Querida Maria Emilia. Siento mucho la pérdida de esta maravillosa persona que tanto te ayudó en los momentos difíciles. Hace poco también he tenido la pérdida de otro excepcional médico; estuve varios días sintiéndome mal, nos vimos por última vez el Jueves Santo en nuestra parroquia.
    Me gusta mucho la pintura que nos muestras.
    Gracias por tus amables comentarios en mi blog y cuidate mucho.
    Un cariñoso abrazo de tu amiga Sonia :)

    ResponderEliminar
  29. Cara Emília

    Acompanho-a nessa sua homenagem.
    Há pessoas assim, espíritos de luz, que passam pela nossa
    vida e fazem a diferença. Descobrem em nós capacidades
    e talento onde nós nem pensávamos existir. Dos trabalhos que nos
    tem trazido posso aquilatar da qualidade de tudo o que sai
    das suas mãos.

    Continue sempre assim, percorrendo o seu caminho em direcção
    à harmonia e tranquilidade.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  30. Olá Maria Emília,
    Bom texto para se dar a conhecer, a mim, que estou chegando.
    Boa, aliás excelente, terapia, a pintura. O que os outros dizem, indagam, pensam, que aprendamos nós,a deixar de lado, para viver o que NOS é importante. Não é fácil, mas façamos por isso.
    bjo amigo
    Carmem

    ResponderEliminar
  31. Minha querida

    A pintura como a poesia não se explica...apenas quem escreve ou pinta, consegue explicar o momento que deixou impresso em sentimentos.
    Deixo um beijinho e agradeço as palavras de apoio e carinho que me adoçaram o coração e me ajudaram a voltar.
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  32. Há terapias bem melhores que os comprimidos...
    Para além disso, há quem goste do que pintas (eu, por exemplo).
    Tem um bom domingo, querida amiga Maria Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  33. Querida amiga,
    Por vezes, precisamos de alguém que nos "ajude olhar" para dentro de nós e descobrirmos nossos tesouros!
    Preciosos tesouros! Eis a razão por que algumas pessoas não entendem, não "enxergam"!
    Tenha certeza, seu médico amigo continua te ajudando descobrir os tesouros!
    A gratidão é um sentimento valioso!
    Felicidades para você!

    ResponderEliminar
  34. Que bello homenaje a tu medico, solo desear muchos mas de estos profesionales en nuestro camino. Tu lo encontraste y tenemos tus pinturas y tu salud...Mi hija y mi yerno son medicos precisamente en Porto y muy cerca de ti..espero que sean como tu recordado amigo. Yo estoy bien ya en Polonia, me costo mucho trabajo salir de Venezuela pero aqui disfruto de Varsovia..todo esto me dejo sin tiempo para blog. Dentro de poco conocere mi nueva nieta Sofi portuguesa...muchos, muchos beijos para ti.

    ResponderEliminar
  35. Bela homenagem ao teu médico amigo,que soube muito

    bem te orientar a arte como um caminho de autoconhecimento,

    catarse e cura...

    Com este teu belo talento, nós somos presenteados.

    Uma semana luminosa (feliz)!

    Beijinhos,querida.

    ResponderEliminar
  36. Obrigada pela visita e pelos comentários.
    Uma boa semana para todos! Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  37. Maria Emília, um texto profundo que fala de superações e reconhecimento de uma ajuda preciosa!
    As pinturas abstratas falam muito ao meu coração... Assim como as palavras, elas expressam o interior de cada pessoa que se dedica...
    Um grande abraço... Muita paz...

    ResponderEliminar
  38. Maria Emilia, obrigada pelas palavras de apoio e pelo carinho. Estamos vivendo momentos difíceis e pedimos que Deus nos ilumine. Bjs.

    ResponderEliminar
  39. Estupendo reconocimiento a ese doctor, interesante abstracción, me gustan los colores empleados.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  40. Querida Maria Emília
    Pelo que tenho visto e lido,não vai haver próxima«batalha»!
    Lindo é o pastel que ilustra o seu texto!
    Quem iria supor que um «mal» não desse origem a tanto bem,tanta beleza,tão profícua ocupação do tempo livre!
    O seu médico deve ter ficado muito feliz com a ideia que teve!Paz à sua alma!
    Apreciei imenso a gratidão que demonstrou em relação ao seu médico!
    A ingratidão é repugnante!.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar