margaridas

margaridas

SER VERTICAL

Ser antes de tudo

o que se quer.

Não parecer o que se não é.

Ser afinal cada qual

quem é.

Ser sempre o que se deve ser.

Vertical.

Inteiro.

De pé.

Maria Emília Costa Moreira

Seguidores

sexta-feira, 6 de maio de 2011

VIAGEM DE IDA SEM VOLTA

Plagiando Manuel Bandeira

em a “Viagem Definitiva”

Um dia, não sei quando

ir-me-ei embora.

Outros ficarão.

E ficarão as aves cantando,

e as árvores verdejando,

e ficarão os jardins florindo,

os riachos correndo

e as fontes gotejando,

e as crianças sorrindo.

Até quando?


Um dia igual a outro dia.

As tardes ensolaradas

e as imensas noites estreladas.

O céu azul,

o mar imenso,

o infinito…


E ouvir-se-ão bem longe

os sinos do campanário.

E morrerão os que amei

e os que me amaram.

Os que detestei e me detestaram

e aqueles a quem muito simplesmente

não liguei,

e que por sua vez não me ligaram.


Mas novos seres surgirão

na minha aldeia.

E sempre as casas cheias

e sempre um dia como outro dia.

O meu corpo e o meu espírito

vagueiam neste momento

no pequeno jardim

de uma casa velha.


As heras formando sebe

enroscadas numa rede.

As rosa abrindo,

a um lado um cacto gordo, espinhoso,

e no canto oposto uma magnólia

abrindo as folha a medo.

O verde-branco do arbusto ao centro

e um poço redondo

caiado de branco.

Por cima um canteiro

com amores-perfeitos.

Em baixo as sécias, os jasmins,

os gladíolos.

Ao lado um vaso com craveiros

velhos secos e amarelos.

Atrás, verde e viçoso

um pé de glicínias.


E com um olhar nostálgico, penso:

que deixarei este sítio

que não é de sonho,

mas de realidade.

E ir-me-ei embora.

Para outro lugar

para uma cova funda,

sem luar

sem árvores

sem verde

sem céu azul

sem mar

sem jardins

sem canteiros, mas com flores

e sem água correndo.


Mas as aves permanecerão

cantando…

e as crianças sorrindo…

Até quando?

Rio da Fonte, 27 de Agosto de 1974

1 comentário:

  1. Um belo poema! Quando chegar a minha vez espero que os que ficarem, cada vez que olharem para uma bela rosa orvalhada, se lembrem de mim.

    ResponderEliminar